SOBRE


O Simpósio de Psicopedagogia é um evento anual com enfoques Psicopedagógicos: áreas de atuação cognitiva, afetiva, social e educativa, que visa trazer contribuições para a formação de estudantes e profissionais que atuam nas áreas da educação, educação  inclusiva, da Psicopedagogia e da Neuropsicologia.
O evento surge como relevante à medida que visava possibilitar a discursão de ações efetivas e significativas no município de Feira de Santana e região, questões relacionadas aos processos inclusivos, problemas e as dificuldades de aprendizagem. A realização de eventos acadêmico-científicos dessa natureza ilustra nítida a responsabilidade assumida pelas instituições, além fomentar a pesquisa, consolidar seus espaços de produção do conhecimento e de socialização de saberes produzidos nas áreas, potencializando a reflexão da realidade e as trocas de experiências articuladas entre seus integrantes.
Devido ao sucesso das edições anteriores e a busca de outras demandas voltadas à Educação Básica, o III Simpósio de Psicopedagogia se alia ao I Congresso de Aprendizagem na Educação Básica, em 2019, com o intuito de abranger mais temas e debater problemáticas mais amplas no que dizem respeito à aprendizagem.
O evento que tem apoio da Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp, já trouxe para Feira de Santana grandes nomes do cenário nacional das áreas da Psicopedagogia, Neuropsicologia, Fonoaudiologia e Neuropediatria. Estiveram presentes nos eventos a Profa. Ms. Edith Rubinstein, a profa. Ms. Laura Monte Serrat, o Prof. Dr. Felix Diaz, a Profa. MSC. Daniele Lima, Profa. Simaya Sampaio, Profa. Susana Couto Pimentel e a PHD Nayara Argollo, entre outros palestrantes.

As duas edições anteriores que tinham pretensão de ser regional, contou com a participação de representantes dos estados de São Paulo, do Rio Grande do Sul e de cidades de todas as regiões da Bahia –  Salvador, Aurelino Leal, Mascote, Gandu, Conceição do Coité, Santa Luz, Santa Cruz Cabrália, Cachoeira, Itabuna, Amélia Rodrigues, Rafael Jambeiro, São Desidério, Itapetinga, Castro Alves, Irecê, Nazaré, Lauro de Freitas, Cruz das Almas, Alagoinhas, Conceição da Feira, Sátiro Dias, Vitória da Conquista, Ibirataia, Ilhéus, Una, Barro Preto – e, teve participação maciça dos feirenses – Professores, psicopedagogos, estudantes, famílias e escolas, se configurando como importante evento no cenário baiano e nacional. Destacamos a participação de professores das Redes Estadual da Bahia e Municipal de Ensino de Feira de Santana, e da rede privada. 

O evento conta com diversas conferências, rodas de conversas e mini-cursos, nos quais os participantes podem socializar suas pesquisas, experiências e intervenções nas modalidades de comunicação oral ou apresentação de pôster. Este vem se configurando como evento científico, com a publicação dos trabalhos apresentados - ISSN 2596-2086, e a participação de estudantes, professores e profissionais de diversas áreas e instituições. 

Público-alvo:

Professores da Educação Básica e Superior. Estudantes e profissionais de Psicopedagogia, Neuropsicologia, Psicomotricidade, Educadores de Educação Especial e áreas afins.

Objetivos:

  • Promover reflexões interdisciplinares intrínsecas aos diálogos entre Psicopedagogia (Psicologia-Pedagogia-Neuropsicologia) com ênfase na prática da Educação Especial e Inclusiva;
  • Contribuir para que professores, psicopedagogos e neuropsicólogos da educação aprofundem os seus conhecimentos nas diversas modalidades da Educação Básica;
  • Abranger os desafios que a Educação contemporânea deposita para o sistemas educacionais e, em particular, das suas inter-relações com as aprendizagens mediadas, focando o estudo do desenvolvimento nas suas várias dimensões: a memória, a motivação, a construção de conhecimentos e as estratégias de ensino- aprendizagens.




Nenhum comentário:

Postar um comentário